Blog criado para a turma do 7º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Saber é Viver. Aqui serão colocadas conteúdos e atividades para os alunos.
Matemática
Dezembro
23/12/2020
Desejo a vocês um Feliz Natal e um próspero ano novo!!
https://www.youtube.com/watch?v=W-3i32_NdeM
22/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje continuando o nosso estudo sobre circunferência, vamos ler um texto que a diferencia de circulo e esfera.
Bjos
21/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos circunferência como lugar geométrico.
Bjos
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=t2KXqv4rU90&t=2s
18/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje leremos um texto que está disponível no livro nas páginas 296 e 297, convido vocês a fazerem os exercícios propostos nestas. O gabarito estará no blog na segunda.
Bjos e bons estudos
15/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje continuaremos relembrando grandezas e medidas
Bjos e bons estudos
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=VLcDIhcIlmk
14/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje relembraremos grandezas.
Bjos e bons estudos
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=dB3KXussevU
10/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje leremos um texto para "encerrar" o conceito do número pi.
Peço que vocês leiam as páginas 318,319 e 320 e façam os exercícios da página 319. O gabarito estará aqui na segunda-feira.
Bjos e bons estudos
08/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje conheceremos o número pi.
Bjos e bons estudos
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=LVsD8tA7_Gs
07/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje é a nossa avaliação do 4º bimestre pela plataforma Plurall.
Leiam as questões com atenção e comecem a prova cedo.
Boa prova!!!
04/12/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!
bjos e bons estudos
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje é a nossa aula de revisão pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês.
03/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje leremos um texto sobre o uso dos juros no nosso dia-a-dia.
Para fixarmos e fazer a interpretação do texto, peço que vocês façam os exercícios da página 329, onde também encontra um fragmento da publicação acima. (O gabarito estará aqui no blog na segunda-feira)
Bjos e bons estudos
01/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos alguns exercícios de juros.
Bjos e bons estudos
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=_8mSzZvUxpc
Novembro
30/11/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!
bjos e bons estudos
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês
27/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos juros.
Bjos e bons estudos
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=835rQfqUpzk
26/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje continuando o nosso capítulo sobre grandezas, veremos regra de três composta.
Bjos e bons estudos
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=yN-S4uVwyfE
24/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos comparação de mais de duas grandezas.
Bjos e bons estudos
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=pMtFMpK8SEM
Abaixo o nosso TRABALHO!!
Valor: 8 pontos.
Se possível façam em folha separada.
23/11/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!
bjos e bons estudos
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês
20/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos porcentagem e regra de três.
Bjos e bons estudos
19/11/2020
Abaixo o material da aula de hoje!
bjos e bons estudos
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês
17/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos regra de três simples!!
Bjos e bons estudos
16/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos grandezas inversamente proporcionais.
Bjos e bons estudos
13/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje começaremos grandezas proporcionais.
Bjos e bons estudos
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=nuVeCiKYdYI
12/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos números inversamente proporcionais e divisão proporcional!!
Bjos e bons estudos
10/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje continuaremos o conteúdo de razão e proporção.
Bjos e bons estudos
09/11/2020
Abaixo o material da aula de hoje!
Bons estudos!!
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nossa aula é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês
06/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje para encerrar nossa unidade 7 vamos ver alguns exemplos de sistema de equações e inequações.
Para reforçar o nosso conteúdo, gostaria que vocês fizessem os exercícios do livro páginas 272 (número 18), 273, 274 e 275. O gabarito estará aqui no blog na próxima sexta-feira, 13 de novembro.
Bjos e bons estudos
05/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje acabaremos inequações!!
Bjos e bons estudos
03/11/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje a nossa aula é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês.
Outubro
29/10/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos inequação!!
Para reforçar o nosso conteúdo, gostaria que vocês fizessem os exercícios do livro páginas 263(do número 10 ao 18) e 264. O gabarito estará aqui no blog amanhã.
Bjos e bons estudos
27/10/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje a nossa aula de revisão é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês.
26/10/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos desigualdade e propriedades de desigualdades.
Bjos e bons estudos
23/10/2020
Olá queridos espero que estejam bem!!
ATENÇÃO!!!
Hoje é o ultimo dia do nosso trabalho, pelo Plurall. Conto com a participação de todos.
Bjos, bons estudos
22/10/2020
Olá queridos espero que estejam bem!!
Hoje veremos mais um método para solucionar sistema de equações.
Bjos e bons estudos
20/10/2020
Olá queridos espero que estejam bem!!
Hoje veremos sistema de equações e o método da substituição.
Bjos e bons estudos
19/10/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje é a nossa avaliação pelo Plurall, das 16 horas às 20horas. Leiam as questões com atenção!!
Hoje também começa o nosso trabalho, também pelo Plurall, e vai até sexta-feira, 23 de outubro.
Bjos, bons estudos e boa prova
14/10/2020
Abaixo o material da aula de revisão de hoje!!
Bons estudos!
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje a nossa aula de revisão é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês.
TRABALHO:
13/10/2020
Olá queridos espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver alguns exercícios de resolução de problemas com equações algébricas.
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog. https://www.youtube.com/watch?v=PxGdAQC8T2A
Para reforçar o nosso conteúdo, gostaria que vocês fizessem os exercícios do livro páginas 255, 258 e 259. O gabarito estará aqui no blog amanhã.
Bjos e bons estudos
09/10/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pelo Plurall!!
Aguardo todos vocês.
08/10/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos um resumo de equação do 1º grau com duas incógnitas.
bjos e bons estudos
06/10/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje iniciamos equação do 1º grau com duas incógnitas.
Bjos e bons estudos
05/10/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos como solucionar problemas com equações!
Bjos e bons estudos
02/10/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos eliminação de parênteses e denominadores.
Bjos e bons estudos
01/10/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje começamos outubro vendo como isolar incógnitas.
Bjos e bons estudos
Setembro
29/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje continuaremos aprendendo como solucionar equações.
Bjos e bons e estudos
28/09/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pelo Plurall!!
Aguardo todos vocês.
25/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos o que são polinômios.
Bjos e bons estudos
24/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos alguns conceitos ligados a monômios.
bjos e bons estudos
22/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos continuar os conceitos algébricos!!
Bjos e bons estudos
21/09/2020
Abaixo o material da aula de hoje!
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pelo Plurall!!
Aguardo todos vocês.
18/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver translação.
Bjos e bons estudos
17/09/2020
Abaixo o material da aula de hoje!
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje o nosso encontro é pela plataforma Plurall.
Aguardo todos vocês!!
15/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver simetria.
Bjos e bons estudos
14/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver sistema de coordenadas.
Bjos e bons estudos
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=Uyx9TSTmZ_c
11/09/2020
Dever de Casa
O dever dessa semana é no livro páginas: 95, 97,98, 102,198,199,200,201,202,203,204,205 e 208
P/ entregar no retorno: páginas 105,106 e 107
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver as áreas dos losangos e trapézios.
Bjos e Bons estudos
10/09/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje o nosso encontro é pelo Plurall!!
Aguardo a todos!!
08/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver algumas distâncias importantes.
Bjos e bons estudos
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=TakpwqzOfPo
04/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos recordar área e começar distâncias.
Bjos e bons estudos
Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=py1c-go-_FA&t=5s
03/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver ângulos de duas retas com uma transversal e abaixo um texto sobre a história do ângulo de uma volta.
Bjos e Bons estudos
01/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver ângulos formados por duas retas concorrentes e abaixo um texto sobre a história dos ângulos.
Bjos e Bons estudos
Agosto
31/08/2020
Abaixo o material da aula de hoje.
Bjos e bons estudos
Olá queridos, espero que estejam bem!
A nossa aula hoje é pelo Plurall! Aguardo a todos!!
Bjos
28/08/202
Olá queridos espero que estejam bem!!
Hoje vamos continuar nosso conteúdo de ângulos.
Bjos e Bons estudos
27/08/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje começamos o nosso conteúdo do 3°bimestre. Vamos continuar com ângulos, façam seus resumos no caderno.
Bjos e bons estudos
2°bimestre
07/08/2020
Atividades revisionais
06/08/2020
Olá queridos! Espero que estejam bem!
Hoje é a nossa última revisão, aqui pelo blog, antes da nossa atividade avaliativa!
Bons estudos!
Bjos
04/08/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos continuar nossa revisão para a atividade avaliativa!!
Bons Estudos!!
Bjos
03/08/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Iniciamos Agosto com a nossa revisão para a atividade avaliativa do 2° bimestre. Qualquer duvida entrem em contato comigo. Bons estudos!!
Bjos
PS: o vídeo ficou sem capa é só clicar duas vezes em cima dele.
Julho
24/07/2020
Olá querido!!! Espero que estejam bem!
Hoje vamos ver multiplicação e divisão de medidas de ângulos.
Bjos
23/07/2020
Olá querido!!! Espero que estejam bem!
Hoje vamos ver adição e subtração de medidas de ângulos.
Bjos
21/07/2020
Olá queridos!!! Espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver medida fracionária de um ângulo.
bjos
20/07/2020
Abaixo o material da aula de hoje!
Olá queridos!! Espero que estejam bem!!!
Passando para lembrar que hoje, o nosso encontro é pela plataforma Plurall! Aguardo a todos.
Bjos
17/07/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver um pouco da história da estatística.
Abaixo do nosso conteúdo está o nosso trabalho, ATENÇÃO COM AS DATAS DE ENTREGA!!Qualquer dúvida entrem em contato comigo.
Bjos
A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA
A palavra estatística, derivada do termo latino status (estado), parece ter sido introduzida na Alemanha, em 1748, por Achenwall. A Estatística é encarada, atualmente, como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados.
Porém no século XVII na Inglaterra, a estatística era a Aritmética do Estado (Political Arithmetic), consistindo basicamente na análise dos registos de nascimentos e mortes, originando mais tarde as primeiras tábuas de mortalidade.
Ao longo da Idade Média e até ao século XVIII a estatística foi puramente descritiva, coexistindo duas escolas: a escola descritiva alemã, cujo representante mais conhecido é o economista G. Achenwall (1719-1772), professor na Universidade de Gottingen, considerado pelos alemães como o pai da estatística, e a escola dos matemáticos sociais que procuravam traduzir por leis a regularidade observada de certos fenômenos, de caráter econômico e sociológico.
Embora esta escola procurasse fundamentar a formulação de previsões com base em leis sugeridas pela experiência, a estatística confundia-se, praticamente, com a demografia à qual fornecia métodos sistemáticos de enumeração e organização.
Na realidade, a necessidade sentida, em todas as épocas, de conhecer, numérica e quantitativamente, a realidade política e social tornou a análise demográfica uma preocupação constante.
John Graunt (1620-1674), juntamente com William Petty (1623-1687), autor de Political Arithmetic, e o astrônomo Edmond Halley (1656-1742) são os principais representantes da escola inglesa, que da um novo impulso à estatística, fazendo-a ultrapassar um estádio puramente descritivo: analisam-se os dados na procura de certas regularidades, permitindo enunciar leis e fazer previsões.
No entanto, a estatística para adquirir o estatuto de disciplina científica nomo tética, e não puramente ideográfica ou descritiva, teve que esperar pelo desenvolvimento do cálculo das probabilidades, que lhe viria a fornecer a linguagem e o aparelho conceptual permitindo a formulação de conclusões com base em regras indutivas.
Data do século XVII o início do estudo sistemático dos problemas ligados aos fenômenos aleatórios, começando a ser manifesta a necessidade de instrumentos matemáticos, aptos a analisar este tipo de fenômenos, em todas as ciências que põem o problema do tratamento e interpretação de muitos dados.
Pode datar-se dos fins do século XIX o desenvolvimento da estatística matemática e suas aplicações, com F. Galton (1822-1911), K. Pearson (1857-1936) e W. S. Gosset (1876-1936), conhecido sob o pseudônimo de Student, sendo lícito afirmar-se que a introdução sistemática dos métodos estatísticos na investigação experimental se fica a dever, fundamentalmente, aos trabalhos de K. Pearson e R. A. Fisher (1890-1962).
A partir de Pearson e Fisher o desenvolvimento da estatística matemática, por um lado, e dos métodos estatísticos aplicados, por outro, têm sido tal que é praticamente impossível referir nomes.
A estatística é um ramo de grande importância da matemática, desenvolvendo técnicas como a coleta de dados e sua organização, interpretação, análise e representação. O uso da matemática para a tomada de decisões vem acompanhando nossa história desde o início das grandes civilizações. Com o passar do tempo, foram criados métodos para facilitar-se esse processo.
A estatística é dividida entre o estudo da coleta de dados, em que conhecemos os princípios da área, como os conceitos de amostra, população, variável e tipo de variável; o estudo da análise desses dados, no qual lidamos com a frequência absoluta e relativa, as medidas centrais e as medidas de dispersão; e a representação e interpretação desses resultados, em que estudamos os tipos de gráficos, a melhor representação para cada caso, e, com base nessa interpretação, gerando-se também as medidas centrais, como a média, a moda e a mediana.
Para que serve a estatística?
Os resultados de pesquisas estatísticas estão presentes a todo instante na nossa sociedade, é bastante comum ver nos noticiários pesquisas de diversas naturezas que trazem para a sociedade dados para interpretação e realização de inferências sobre ela. Pesquisas estão sendo feitas constantemente tendo em vista a tomada de decisões, e elas se utilizam das ferramentas da estatística desde os primeiros passos até a representação gráfica, que pode ser de cunho político, ambiental ou da saúde.
Um exemplo é o uso dos dados relacionados à quantidade de casos da doença COVID-19, que faz com que estados, municípios e o Ministério da Saúde tomem decisões com base no que foi coletado. Até mesmo na busca por uma vacina para uma doença, há a necessidade da realização de pesquisas para avaliar-se a eficácia dela, o que demonstra essa eficácia são os dados coletados e trabalhados estatisticamente.
A estatística está presente nas decisões simples até nas mais complexas do nosso cotidiano, e essas informações não podem ou não deveriam ser repassadas de qualquer maneira. Existem regras específicas para a coleta de dados, para sua análise e até mesmo para a definição da estimativa de confiabilidade da pesquisa, enfim, todas essas regras surgem baseadas em ferramentas desenvolvidas no estudo da estatística.
O material da aula de hoje e o vídeo que foi passado.
Olá queridos, espero que estejam bem!
Hoje a nossa aula é pelo Plurall. Aguardo a presença de todos.
Bjos
10/07/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!
Hoje vamos ver probabilidade!!!
Bjos
09/07/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!
Hoje vamos ver frequência relativa!
Bjos
07/07/2020
Material da aula de hoje, abaixo!!!
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje o nosso encontro é na plataforma Plurall. Aguardo a presença de todos.
Bjos
06/07/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver um modo de calcular porcentagem mentalmente.
Bjos
03/07/2020
Abaixo o nosso dever dessa semana!!
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver um texto sobre porcentagem!!!
Bjos
A
Porcentagem no nosso dia-a-dia
Quem
nunca precisou calcular um desconto oferecido por um vendedor? E aquela conta
do mês passado esquecida na gaveta? Sabe calcular o valor da multa?
Como
você pode ver, a porcentagem faz parte do nosso cotidiano. Ela está presente
nos descontos concedidos em compras, nos juros das prestações, nos dados
estatísticos veiculados nos meios de comunicação etc.
No universo da agropecuária, isso não é muito
diferente. Lançamos mão da porcentagem, por exemplo, para calcular a quantidade
de ração para os animais ou quando precisamos estimar a quantidade de um
composto que deve ser adicionada a um adubo químico.
Um
pouco de história: a porcentagem passou a ser utilizada no final do século XV
em questões comerciais, como o cálculo de juros, prejuízo e impostos. A ideia,
porém, teve origem muito antes. Quando o imperador romano César Augusto
estabeleceu um imposto sobre todas as mercadorias, a taxa era 1/100. Outras
taxas romanas eram de 1/20 sobre cada escravo libertado e 1/25 sobre cada
escravo vendido. Sem reconhecer porcentagens como tal, os romanos usavam
frações facilmente redutíveis a centésimos (DAVIS, 1995, p. 64-65)
A média aritmética, também conhecida como média aritmética simples ou média, apenas, é uma medida de tendência central bastante utilizada nas operações matemáticas para demonstrar a variação padrão de determinados resultados. Muito presente no cotidiano, a média aritmética é utilizada, por exemplo, para calcular a média de gols em uma partida de futebol; a média de salários dos funcionários de uma empresa; a variação de taxa de câmbio do dólar; dentre outros. A média aritmética é obtida através da soma de todos os valores dentro de conjuntos numéricos e, posteriormente, dividindo todos os valores pelo número total de elementos deste conjunto. A média pode ser simples, funcionando de forma mais harmônica quando todos os valores são relativamente uniformes ou ponderada, quando são atribuídos pesos diferentes para cada dígito obtido. A partir de exemplos é possível perceber a aplicabilidade da média aritmética em situações rotineiras.
Exemplo 1: Em determinado colégio, um estudante realizou cinco avaliações no decorrer do ano letivo e obteve os resultados seguintes:
Nota 1 = 8,2
Nota 2 = 7,8
Nota 3 = 10,0
Nota 4 = 9,5
Nota 5 = 6,7
Essas informações são suficientes para calcular a média aritmética das notas deste aluno. Basta somar todas as notas obtidas e dividir pela quantidade de avaliações. Neste caso, foram cinco.
Hoje vamos ver a última parte da revisão, potência e raiz quadrada. Amanhã é a nossa aula, aguardo a todos. Bons Estudos!!
02/06/2020
Olá amores!! Espero que estejam bem!!
Hoje vamos continuar a nossa revisão para a nossa atividade avaliativa. Nessa aula veremos o que é importante de números racionais. Bons Estudos!!
01/06/2020
Oi gente, espero que estejam bem!
Hoje começa a nossa revisão para a prova. Bons estudos!!!
Maio
29/05/2020
Olá queridos!! Espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver um texto sobre a história do dinheiro.
Bjos
Como surgiu o dinheiro?
Você sabe como surgiu o dinheiro? Atualmente a produção de moedas depende da economia interna.
Até chegar à forma que conhecemos hoje, o dinheiro passou por muitas modificações. No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século VII a.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. A princípio, essas peças eram fabricadas em processos manuais e muito rudimentares, mas já refletiam a mentalidade e cultura do povo da época.
Durante a Idade Média, surgiu o costume de guardar as moedas com ourives e, como garantia, era entregue um recibo. Era bem parecido com o processo que acontece hoje quando depositamos o dinheiro no banco e, depois, usamos o cartão para resgatar. Aos poucos esses comprovantes passaram a ser usados para efetuar pagamentos, circulando no comércio e dando origem à moeda de papel.
Com o surgimento dos bancos, essas instituições assumiram para si a função de emitir as moedas de papel, que foram chamadas também de Bilhetes de Banco. No Brasil, os primeiros recibos foram emitidos pelo Banco do Brasil em 1810 e tinham seu valor preenchido à mão, como é feito com os cheques.
Aos poucos, como já acontecia com as moedas, os governos passaram a controlar a emissão de cédulas de dinheiro para evitar as falsificações e garantir o poder de pagamento. Atualmente, quase todos os países possuem seus bancos centrais, que são encarregados de emitir cédulas e moedas.
A confecção das moedas contemporâneas obedece a um rigoroso padrão de impressão, dando ao produto final grande margem de segurança e condições de durabilidade. As principais unidades monetárias usam a base centesimal, isto é, a moeda divisionária da unidade equivale a um centésimo de seu valor. No caso do Brasil, temos o Centavo de Real.
No mundo moderno, além do dinheiro vivo, impresso em cédulas reguladas pelo Governo, o comércio também usa outros mecanismos financeiros de intenção de pagamento, como o cheque e o cartão de crédito/débito. Essas tecnologias foram criadas para dar mais praticidade e segurança para as transações. Brasil
A Casa da Moeda, instituição brasileira responsável pela impressão do dinheiro, foi criada em 1694 por Dom Pedro II, rei de Portugal, para atender a demanda de fabricação de moedas no Brasil Colônia. Além do dinheiro, a estatal produz hoje outros produtos de segurança, como passaportes com chips e selos fiscais.
No entanto, a fabricação de novas cédulas é regulada pelo Ministério da Fazenda por meio do Banco Central do Brasil, visto que a quantidade de dinheiro em circulação dentro de um país deve ter como base a quantidade de serviços e produtos oferecidos pela economia nacional. Por esse motivo, um país não pode tentar contornar uma crise colocando mais dinheiro em circulação. Se isso acontece, o mercado tende a aumentar o preço das mercadorias, gerando inflação.
Dessa maneira, a fabricação de cédulas deve-se, principalmente, à substituição de notas velhas e não para aumentar a quantidade de dinheiro que circula dentro do país. Mesmo assim, a tiragem anual de moedas impressiona. Em 2013, foram R$ 3,1 bi em cédulas e R$ 2,3 bi em moedas.
Real
Vários foram os nomes dados à moeda brasileira: Reis, Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro Real e, em 1994, foi implantada a atual moeda: o Real. Vários foram os modelos, tamanhos e dispositivos de segurança usados na fabricação das cédulas.
Antes da atual moeda, diversas personalidades foram homenageadas. Pedro Álvares Cabral, Marechal Deodoro da Fonseca, Tiradentes, Santos Dumont e o ex-presidente Juscelino Kubitschek foram algumas das personalidades que estamparam as notas.
O design atual das cédulas brasileiras não homenageia pessoas. Em um dos lados da nota, consta a efígie simbólica da República; do outro lado, animais da fauna brasileira – cada nota com um animal diferente. Veja:
2 reais – Tartaruga-de-pente
5 reais – Garça
10 reais – Arara
20 reais – Mico-leão-dourado
50 reais – Onça-pintada
100 reais – Peixe garoupa
Já as moedas de metal apresentam ilustrações de personalidades importantes para a cultura brasileira.
1 centavo – Pedro Álvares Cabral
5 centavos – Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)
10 centavos – Dom Pedro I
25 centavos – Manuel Deodoro da Fonseca
50 centavos – José Maria da Silva Paranhos Júnior (Barão do Rio Branco)
1 real – Efígie da República
Cada moeda, de metal ou de papel, tem hoje tamanhos e cores diferentes. Entre os itens de segurança usados, estão marcas d'água, impressão em alto-relevo e microimpressões.
Curiosidades
Até o ano de 2005, o Banco Central produziu cédula de R$ 1. Apesar de não ser mais produzida, a nota ainda não saiu de circulação e pode ser aceita no comércio. No entanto, é raro encontrá-las, a não ser com colecionadores.
Por ocasião os 500 anos do Brasil, comemorado no ano 2000, o Banco Central do Brasil criou uma nova cédula de R$ 10, fabricada em plástico, com predominância laranja e azul. Esta também não é mais fabricada, mas não saiu oficialmente de circulação e podem custar caro nas mãos dos colecionadores.
Hoje vamos ver um texto complementar do texto sobre IMC que está no livro.
Bjos
O que é IMC:
IMC significa Índice de Massa Corporal e trata-se de uma medida do peso de cada pessoa, sendo uma relação entre a massa da pessoa e a sua altura ao quadrado. A partir desse cálculo é possível avaliar se a pessoa está com um peso ideal ou se está abaixo ou acima do peso. Tanto níveis abaixo, como níveis acima do peso ideal, podem oferecer riscos à saúde do indivíduo.
Esta é uma medida de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). É um cálculo simples para avaliar o peso, porém não mede diretamente a gordura corporal, já que não contempla a massa magra, massa gorda, líquidos e a estrutura óssea da pessoa em questão. Como calcular o IMC?
Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros (m).
Vejamos um exemplo de cálculo do IMC:
· Uma pessoa que pesa 58 kg e mede 1,65 metros:
IMC = 58 / 1,65 x 165
IMC = 24,1
Observando a tabela abaixo, constata-se que essa pessoa está dentro da faixa do peso ideal, mas está próxima da seguinte faixa, onde seria considerada acima do peso. Tabela do IMC
Por que é importante saber o peso ideal?
Ainda que não diferencie a massa magra da massa gordurosa, o IMC é um teste rápido e prático que pode dar indícios sobre a saúde dos indivíduos.
Quando a pessoa está abaixo do peso ideal, pode ser um indício de desnutrição. Uma pessoa pode estar desnutrida devido a alguma doença ou por uma alimentação insuficiente, por exemplo.
Quando a pessoa está acima do peso ideal, é provável que haja excesso de gordura no organismo, o que eleva o risco de problemas de saúde, como obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol, infarto e diabetes.
O excesso de gordura pode ser causado pelo sedentarismo e também por uma alimentação inadequada.
O índice de Massa Corporal deve ser mantido entre 18,5 e 24,9, mas apenas essa informação não é suficiente para avaliar a saúde de uma pessoa. É preciso consultar profissionais da saúde para que façam um diagnóstico completo. Limitações do índice IMC
O índice IMC não é válido em todos os casos. Para crianças, idosos, gestantes e pessoas muito musculosas, a avaliação do peso ideal deve ser feita considerando as especificidades dos organismos nessas situações. · Crianças: o índice de gordura varia conforme os anos. Assim, é necessário que a avaliação considere os índices conforme a faixa etária;
· Idosos: os idosos têm uma proporção diferente de massa magra e gordura corporal devido à perda natural dos músculos, o que deve ser considerado na definição de seu peso ideal; · Gestantes: como o peso do bebê não é considerado no cálculo do IMC, uma gestante poderia ser considerada acima do peso ideal com a simples aplicação desse índice; · Pessoa muito musculosa: como o teste não diferencia o tecido adiposo do tecido muscular, uma pessoa com muito músculo poderia ter o resultado de IMC semelhante ao de uma pessoa obesa.
Hoje vamos rever o que são números quadrados perfeitos.
Bjos
22/05/2020
Olá queridos, espero que estejam todos bem.
Hoje vamos conhecer um pouco da história dos números inteiros. Logo abaixo está o nosso trabalho. LEIAM COM ATENÇÃO!!! E a seguir o nosso dever.
Bjos
O Surgimento dos Números Inteiros
Ao longo da história podemos observar o avanço da Matemática, a necessidade de contar e relacionar quantidades fez com que o homem desenvolvesse símbolos no intuito de expressar inúmeras situações. Diversos sistemas de numeração foram criados em todo o mundo no decorrer dos tempos, sendo os mais antigos originários do Egito, Suméria e Babilônia. Podemos também citar outros sistemas de numeração bastante conhecidos, como o Chinês, os Maias, o Grego, o Romano, o Indiano e o Arábico.
O homem criava situações interessantes na contagem de seus objetos, animais e etc., ao levar seu rebanho para a pastagem ele relacionava uma pedra a cada animal, no momento em que ele recolhia os animais fazia a relação inversa, no caso de sobrar alguma pedra poderia verificar a falta de algum animal.
Mas o homem buscava algo mais concreto, que representasse de uma forma mais simples tais situações. O surgimento dos números naturais (0, 1, 2, 3, 4...) revolucionou o método de contagem, pois relacionava símbolos (números) a determinadas quantidades.
Com o início do Renascimento surgiu a expansão comercial, que aumentou a circulação de dinheiro, obrigando os comerciantes a expressarem situações envolvendo lucros e prejuízos. A maneira que eles encontraram de resolver tais situações problemas consistia no uso dos símbolos + e –. Suponha que um comerciante tenha três sacas de arroz de 10 kg cada em seu armazém. Se ele vendesse 5 Kg de arroz, escreveria o número 5 acompanhado do sinal –; se ele comprasse 7 Kg de arroz, escreveria o numeral 7 acompanhado do sinal +.
Utilizando essa nova simbologia, os Matemáticos da época desenvolveram técnicas operatórias capazes de expressar qualquer situação envolvendo números positivos e negativos. Surgia um novo conjunto numérico representado pela letra Z (significa: Zahlen: número em alemão), sendo formado pelos números positivos (Naturais) e seus respectivos opostos, podendo ser escrito da seguinte forma: Z = {...,–3, –2, –1, 0, 1, 2, 3,...}
Hoje vamos ver propriedades com potências de expoente inteiro.
Bjos
19/05/2020
Olá queridos, espero que estejam bem.
Hoje vamos continuar vendo potências de base 10.
Bjos
18/05/2020
Olá queridos, espero que estejam bem.
Hoje vamos ver como calcular potência de expoente negativo. Bons estudos!
Bjos
15/05/2020
Oi amores, espero que estejam bem.
Hoje vamos dar um tempo no nosso conteúdo para saber um pouco da aplicação da matemática no nosso dia-a-dia.
Bjos
MATEMÁTICOS DESCOBREM JEITO MAIS EFICIENTE DE VIAJAR ATÉ MARTE
O Planeta Vermelho é tão cheio de encantos que nós aqui do Mega Curioso temos um espaço especial dedicado somente a notícias sobre Marte. Quando o assunto é colonizar o planeta vizinho, uma das maiores preocupações é, sem dúvidas, a viagem até lá, afinal não deve ser muito simples mandar pessoas até outro planeta, não é mesmo?
A boa notícia, nesse sentido, é que alguns pesquisadores parecem ter descoberto um novo jeito de ir para Marte – e gastando menos dinheiro ainda! Um dos problemas maiores de enviar pessoas ao planeta ao lado é o tanto de combustível que uma viagem desse porte iria exigir. Além disso, Terra e Marte estão em constante movimento e em desalinho, então é difícil calcular com precisão um percurso eficiente. Os dois planetas ficam perfeitamente alinhados a cada 26 meses, apenas.
Matematicamente falando
E, se você é do tipo que diz que matemática é uma coisa inútil, está na hora de rever seus conceitos, pois é graças a um grupo de matemáticos que uma nova estratégia de rota está sendo desenvolvida.
Mapear uma viagem da Terra até Marte é uma tarefa de extrema complexidade, afinal a distância entre os dois planetas está constantemente diminuindo ou crescendo, dependendo de como suas órbitas estão ao redor do Sol. Além disso, é preciso levar em conta questões de gravidade na Terra, em Marte e no espaço entre um planeta e outro. Deu para entender a dificuldade da coisa?
Foi com esse problema em mãos que os matemáticos Francesco Topputo e Edward Belbruno resolveram calcular o caminho até Marte de um jeito diferente, de modo que os movimentos do Planeta Vermelho fossem favoráveis a essa nova possibilidade de rota. Para isso, os caras usaram um conceito chamado “captura balística”, que é o oposto de qualquer outra lógica já utilizada até agora para criar uma rota de viagem.
Como funciona
A ideia é direcionar a aeronave para a órbita de Marte e não para Marte em si, usando uma lógica já conhecida que lança aeronaves à órbita da Lua. O novo plano de viagem pretende colocar as naves na órbita do Planeta Vermelho a uma velocidade inferior à de Marte. Isso faria com que a gravidade do planeta desacelerasse a nave, a colocasse em órbita e a fizesse pousar.
Esse novo método, só para você ter ideia, consegue economizar 25% do combustível necessário para a viagem, o que é uma vantagem gigantesca em relação aos outros métodos de cálculo de rota. A diminuição de combustível deixa a nave mais leve e permite que a viagem tenha mais carga, o que seria primordial para o caso de uma futura missão humana. Dessa forma, seria possível também que uma aeronave levasse mantimentos aos tripulantes que se arriscassem a ficar no Planeta Vermelho.
Como a aeronave seria enviada em uma velocidade mais lenta, a viagem em si se tornaria mais lenta e poderia levar alguns meses a mais do que as outras rotas existentes, que estimam seis meses de viagem. Ainda assim, haveria a economia de combustível, que é a principal preocupação do momento. Além disso, esse esquema dispensa a espera do alinhamento ideal entre a Terra e Marte, o que só acontece a cada 26 meses. E aí, se fosse possível, você se arriscaria em uma viagem espacial de quase um ano?
Hoje vamos ver mais um texto sobre a potência e sua história.
Bjos
Uma breve história sobre potenciação
Potenciação é um produto de fatores iguais. É uma forma simplificada de representar uma multiplicação com os mesmos fatores, e seu papel na Matemática é de suma importância. Além de ser essencial em diversas fórmulas matemáticas, como os cálculos de Juros Compostos, Progressão Geométrica (PG), Funções Exponenciais, Logaritmos, Área e Volume, Teorema de Pitágoras, Fórmula de Bhaskara, entre outros, também é essencial em diversas outras ciências como Astronomia, Física, Química e Biologia.
A utilização de potências começou aproximadamente em 1000a.C. em algumas tabelas babilônicas, com cálculos de acordo com seu sistema de numeração sexagesimal. Também foram encontrados cálculos com potências em papiros egípcios, entre eles, demonstrando cálculos do volume de uma pirâmide, usando um par de pernas como símbolo para o quadrado de um número.
A palavra “potência” foi utilizada pela primeira vez por Hipócrates de Quios (470−410a.C.), num célebre livro em que reuniu, de modo lógico e organizado, a Geometria da época, e tal livro, considerado o primeiro em Geometria, foi precursor dos Elementos, de Euclides, no qual dizem que Euclides recolheu muitas informações importantes. Hipócrates designou o quadrado de um segmento pela palavra “dynamis”, que significa precisamente, potência.
Alguns dizem que a palavra potência é fruto do Teorema de Pitágoras, onde, no triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos (h²=c²+c²), mas na época era somente potência de expoente 2, e não de potências de números maiores, até porque desde as tabelas babilônicas encontra-se cálculos com quadrados de certos números.
Mas foi com Arquimedes de Siracusa (287−212a.C.), o maior matemático da Antiguidade e um dos maiores de todos os tempos, que as potenciações tiveram seus cálculos mais significativos. Arquimedes foi grande tanto na Matemática quanto na Física, e tinha grande habilidade na engenharia e na construção de sofisticados mecanismos.
Entre suas obras mais conhecidas, estão: Sobre o Equilíbrio de Figuras Planas, Sobre a Esfera e o Cilindro, Sobre Corpos Flutuantes, Sobre Espirais, A Quadratura da Parábola, Sobre Conóides e Esferóides, A Medida de um Círculo, O Contador de Grãos de Areia e O Método. Sabe-se que outros de seus trabalhos foram perdidos, entre eles: Sobre Alavancas, Sobre Centros de Gravidade, Sobre o Calendário e Sobre a Construção de Esferas.
Em seu trabalho, O Contador de Grãos de Areia, Arquimedes criou um sistema de numeração especialmente destinado a exprimir números muito grandes, como o dos grãos de areia necessários a preencher uma esfera de raio igual à distância entre a Terra e o Sol. Obteve a solução 1051, que não podia ser escrita na numeração utilizada na altura (alfabética), umas vez que apenas permitia escrever números até 10000 (uma miríade). Arquimedes criou então um novo sistema: considerou os números de 1 a 108, ou seja, até uma miríade de miríade ( 10000⋅10000=108 ), que se podiam escrever na numeração grega como sendo de primeira ordem; depois, os números de 108 até 1016 como sendo de segunda ordem, em que a unidade é 108, e assim sucessivamente. Arquimedes utilizou, deste modo, uma regra equivalente à propriedade da multiplicação de potências com a mesma base:
1051=103⋅108⋅108⋅108⋅108⋅108⋅108
Outras fontes dizem que, posteriormente, Arquimedes obteve a solução 1063, seguindo os mesmos passos.
Para facilitar os cálculos, Arquimedes construiu uma tabela e elaborou um método para escrever números grandes, utilizando as miríades, que hoje conhecemos como expoentes. Com isso, utilizava as potências de 10 na qual conhecemos hoje, principalmente em cálculos com notação científica, usados em cálculos de átomos, moléculas, elétrons e outras partículas, além de grandes distâncias assim como da Terra ao Sol. Também contribuiu para a construção das leis e propriedades das potências, na qual conhecemos hoje.
Olá amores, espero que estejam bem. Hoje vamos ver um pouco sobre a história das potências.
Bjos
Potência - História da descoberta do conceito
A humanidade demorou milhares de anos para chegar da contagem simples até os cálculos de potenciação. Uma importante etapa desse percurso foi desenvolvida por Arquimedes, na Grécia antiga. Esse matemático viveu no século 3 a.C. e fez importantes contribuições tanto no desenvolvimento teórico, como prático da ciência.
Em suas especulações, Arquimedes resolveu calcular quantos grãos de areia eram necessários para encher o Universo. Essa questão parecia fundamental a Arquimedes. Em sua época, o Universo era considerado um sistema de esferas com o mesmo centro: o Sol. Os planetas estavam fixados na superfície de cada esfera.
Os expoentes
Após calcular o diâmetro dessas esferas, Arquimedes calculou o volume do Universo e o volume médio de um grão de areia. Fez a divisão final e obteve como resultado um número enorme. Não poderia usar os números usuais para escrever esse número, pois resultaria numa extensa e incompreensível quantidade de algarismos.
Nos cálculos de Arquimedes apareciam sempre contas de multiplicar em que o número 10 aparecia repetidas vezes. Fazer contas com aqueles números enormes era muito difícil. Arquimedes construiu, então, uma tabela e elaborou um método de escrever números grandes, utilizando algarismos especiais, que ele chamou de "miríades" - e que hoje conhecemos como expoentes.
Para isso, ele se utilizava principalmente de potências de base dez. Veja o quadro abaixo:
Número de vezes que o 10 aparece como fator na
multiplicação
Resultado
1
10
2
100
3
1 000
4
10 000
5
100 000
...
...
Arquimedes desenvolveu essa tabela até chegar ao que julgava ser o número de grãos de areia necessários para encher a esfera do Universo:
.
.
Com seus cálculos, o matemático grego contribuiu para a elaboração da potenciação e formulou algumas leis e propriedades das potências. Assim ele criou uma tabela, em que colocava duas séries de números, como se vê abaixo:
n
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
2
4
8
16
32
64
128
256
512
1024
Os números da série de cima (superior) são os expoentes e os da série de baixo (inferior) são os resultados da potência de 2 elevado ao expoente correspondente. Quando o número de cima é 5, o de baixo é o resultado de
, isto é, 32.
A partir dessa tabela, Arquimedes enunciou a seguinte lei:
Se queremos multiplicar dois números quaisquer, da série inferior, adicionamos os números correspondentes da série superior e procuramos o número correspondente a esta soma na série inferior.
Ou seja: para multiplicar o número 4 por 32, por exemplo, basta tomar os expoentes correspondentes (2 e 5), somar (7), e procurar o resultado correspondente (128)
Olá queridos espero que todos estejam bem. Hoje vamos ver/rever potências de base 10.
Bjos e bons estudos.
08/05/2020
Olá queridos, espero que estejam todos bem.
Hoje vamos continuar vendo propriedades de potência.
Bjos
07/05/2020
Olá amores, espero que todos estejam bem.
Hoje vamos começar a ver propriedades de potências.
Bjos
05/05/2020
Olá amores,espero que estejam bem. Hoje vamos relembrar potências.
Bjos
04/05/2020
Maio
Olá amores, espero que todos estejam bem.
Hoje vamos começar o mês de maio com uma novidade.
A partir de agora a nossa aula vai ficar na parte superior aqui no blog, para facilitar na hora de acha-las. No livro de vocês há um texto sobre água potável, trouxe outro texto sobre o assunto para complementa-lo.
bjos
Você sabe qual a importância do saneamento básico na saúde pública? O assunto é discutido há décadas e mostra ligações relevantes que vamos discutir em nosso artigo.
Veremos os seguintes tópicos:
Como o saneamento básico se liga a saúde pública?
A importância do saneamento básico na saúde pública
Saúde do trabalhador em xeque
Por que não investir?
O saneamento básico é parte da infraestrutura de um país, trazendo consigo responsabilidades sobre vários aspectos. Em resumo, o saneamento preza por um bom ambiente para os seres humanos e regra suas relações com esse meio.
Quando falamos de saneamento básico no Brasil temos situações precárias assim como na infraestrutura de modo geral. Tanto pela falta de obras quanto pela falta histórica de investimentos.
O saneamento básico incorpora os serviços de água potável, esgotamento sanitário, coleta de lixo e drenagem urbana, amplamente associados a saúde pública.
Essa ligação se mostrou tão evidente de modo que a iniciativa de cuidar do saneamento como medida de saúde pública partiu da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) assim como a implantação e estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS).
A FUNASA, dentre várias funções, monitora os meios onde a população se encontra e o impacto na saúde pública, por meio de seus agentes.
Ela se dispôs a enfrentar esse desafio principalmente em localidades carentes, utilizando-se de uma busca pela reforma sanitária nesses locais. Enfrentando ainda, uma precária administração de recursos financeiros na saúde pública.
A evolução ao longo dos anos foi difícil e ainda enfrenta barreiras financeiras tanto para implantação quanto para manutenção dos serviços. Além da resistência política, por ser o tipo de serviço que não costuma trazer votos.
Observando essa história mais a fundo descobrimos a importância do saneamento básico na saúde pública. Quer saber mais? Continue com a gente!
COMO O SANEAMENTO BÁSICO SE LIGA A SAÚDE PÚBLICA?
A primeira ligação que pode ser vista é na necessidade de água potável, onde sua falta causa efeitos catastróficos no organismo humano.
Em nosso país, mais de 35 milhões de pessoas não têm acesso a água potável nas condições mínimas aceitáveis.
O consumo ou uso da água sem o tratamento adequado leva a quadros clínicos críticos ou até a morte, por meio de doenças como hepatite A cólera, leptospirose e diarreias infecciosas, pois são comumente causadas por bactérias, vírus e germes presentes em águas contaminadas.
Outras consequências podem ser a diminuição da concentração e raciocínio e o aumento da incidência de doenças secundárias como pressão alta, artrites, asma, colite, diabetes tipo II e colesterol.
Entender a importância do saneamento básico na saúde pública, portanto, é a atuar na diminuição de doenças de forma notória.
Observe os gráficos abaixo. Eles mostram que um aumento de 78% da rede de esgoto diminuiu 91% da taxa de internação por doenças diarreicas na cidade de Campo Grande.
Os dados são da Águas Guariroba, no período de 2003 a 2015, companhia local de saneamento.Por outro lado, os gastos com internações no município no mesmo período caíram de 48 para 10 mil reais, segundo o Datasus, do Ministério da Saúde.
A IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO NA SAÚDE PÚBLICA
A falta de saneamento é grave quando se trata de crianças. No mundo todo mais de 1,7 milhão de crianças com menos de 5 anos morrem todos os anos pelo consumo de água imprópria. É importante observar que nessa idade elas são mais sensíveis a doenças veiculadas pela água.
Em média 600 crianças são mortas todos os dias pela precariedade no saneamento, principalmente no Norte e Nordeste do país. Para se entender melhor essa situação, observe a seguinte comparação:
“Imaginemos a queda de três aviões, cada um com 200 crianças por mês em nosso País. O que aconteceria ao Brasil? Seria um escândalo mundial; nosso espaço aéreo seria fechado; os políticos instalariam CPIs; a população voltaria para as ruas em forma de protesto. Seríamos julgados por um Tribunal Penal Internacional” – Comentou o Desembargador Pedro Valls Feu Rosa sobre Saneamento, Direito e Desenvolvimento Sustentável nos 25 Anos da Constituição Federal, em 2013
Essa precariedade no saneamento pode ser descrita, por exemplo, quando crianças não têm acesso a um banheiro em casa ou na escola.
O fato, além de constrangedor, interfere no desenvolvimento intelectual dessas crianças. Isso porque elas faltam vários dias ou desistem do ano letivo para tratar de doenças de origem sanitária.
Saúde do trabalhador em xeque
Outra questão que demonstra a importância do saneamento básico na saúde pública é o rendimento do trabalhador.Em 2013, por exemplo, tivemos o afastamento de 14,9 milhões de trabalhadores por diarreia ou vômito. A média de dias afastado do serviço é de 3,3 dias.
Se não houvesse essas interrupções por falta de saúde, o aporte de valores na economia seriam em torno de 9,5 bilhões de reais. Considerando apenas as internações por conta de doenças gastrointestinais infecciosas foram 391 mil hospitalizações. Somente o SUS pagou R$ 125,5 milhões nessas internações.
Além disso, os brasileiros que não possuem saneamento de qualidade têm rendimento e salários 21% e 3,6% menores, respectivamente. Tais questões colocam o saneamento como essencial para o desenvolvimento pessoal e para igualdade social.
Se o país iniciar um projeto de universalização dentro de 20 anos com investimentos anuais de 22 bilhões ao ano, só o SUS recuperaria R$ 5,9 bilhões desse valor em economia. Ao fim do período os valores resultantes poderiam retornar mais de um trilhão de reais.
POR QUE NÃO INVESTIR?
Apesar de importância do saneamento básico na saúde pública, há dois fatores decisivos no Brasil para que o saneamento caminhe.
O primeiro fator é o planejamento, que pode ser feito por instrumentos como o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Esse documento aborda as necessidades sanitárias do município e os meios para alcançá-las.
Apesar de ser uma proposição que toda a população e entes interessados no saneamento podem e devem cooperar, o poder executivo é quem deve iniciar o projeto, no caso a prefeitura da cidade. Inclusive, existem meios de financiar essa ação com recursos do governo para o corpo técnico.
O segundo fator é o investimento que deveria em grande parte vir do governo, considerando que 95% das companhias de saneamento são estaduais ou municipais.
O que ocorre nesse ponto é a falta de prioridade, apesar da alegação de falta de recursos financeiros.
Os últimos anos provaram que o Brasil não está em falta de recursos, mas com uma administração ineficiente em aplicá-los. Fora medidas que tentam congelar gastos em áreas sensíveis e essenciais como é o saneamento.
É necessário priorizar o que já é básico até no nome e compreender que saneamento é uma questão de saúde, preservação ambiental, economia, desenvolvimento social e, portanto, essencial para outros setores.
Hoje vamos ver como representar os números racionais (que são todos os números que escrevemos em forma de fração) em uma reta numerada.
13/04/2020
Olá amores, hoje nós vamos ver oposto e módulo de um número racional.
bjos
14/04/2020
Olá,
hoje vamos ver comparações entre números racionais.
Bjos
16/04/2020
Olá queridos, hoje vamos rever mdc.
bjos
17/04/2020
Olá queridos, hoje vamos rever mmc.
Bjos
Queridos devido ao feriado de terça-feira(21/04/2020), retornaremos as aulas, aqui no blog, na quarta-feira (22/04/2020). Bom feriado a todos. 23/04/2020 Olá queridos, vamos ver operações com números racionais. Bjos
24/04/2020 Olá amores,
vamos rever propriedades de adição.
Bjos
27/04/2020
Olá amores,
hoje vamos continuar vendo operações com números racionais
Bjos
28/04/2020
Olá queridos,
hoje vamos ver a última aula de operações com números racionais.
Bjos
30/04/2020
Olá amores,
espero que todos estejam bem. Hoje vamos ver um pouco da história dos números racionais, para isso trouxe um texto.
Bjos
O
Começo dos Números Racionais
Desde a era primitiva, já era possível identificar a necessidade dos povos de organizar seus grupos, logo se tem a ideia de que os primeiros indícios da existência de numerar contar e registrar já existia.
Não se sabe ao certo, nem o início nem o fim da idade da pedra, sabe-se apenas que o povo dessa geração eram caçadores e não agricultores, o que os tornava nômades, não podiam deter muitos objetos em seu poder, além dos que fossem de extrema necessidade, assim sendo não os possibilitava grandes avanços culturais e nem científico.Mas registros em ossos com marcações em forma de bastões nos sugerem ser a primeira ideia de quantificar, por exemplo, quantas pessoas havia em cada grupo. Logo surge a pergunta que não quer calar; quem inventou os números, a matemática? Ou será que sempre existiu? Só precisava ser descoberta.
Ao passar dos anos esta foi evoluindo e tem povos e pessoas específicas que contribuíram consideravelmente para essa evolução.
O povo egípcio foi um desses povos que por volta de 3000 a.C. tornou-se uma nação única, desenvolvendo a agricultura e assim a administração territorial, fez-se surgir a necessidade de calcular e registrar e surge assim o sistema de escrita egípcia, hieróglifos. Com as enchentes ocasionadas pelos rios Nilo e Eufrates houve a necessidade de demarcar o território destinado a cada indivíduo e assim surgem os números fracionários, nesta época as medições foram feitas através de nós em cordas. Os egípcios interpretavam a fração somente como uma parte da unidade. Por isso, utilizavam apenas as frações unitárias, isto é, com numerador igual a 1. Para escrever as frações unitárias, colocavam um sinal oval alongado sobre o denominador. As outras frações eram expressas através de uma soma de frações de numerador 1. Os egípcios não colocavam o sinal de adição (+) entre as frações porque os símbolos das operações ainda não tinham sido inventados.
Os conhecimentos que temos da matemática egípcia provem essencialmente de dois textos escritos em papiros:
Papiro ahmes – Nome que teve origem de um súdito do faraó do Egito, chamado Aahmesu, cujo nome significa Filho da Lua. Que é um antigo manual de matemática, que contém oitenta problemas todos resolvidos, este foi escrito por volta de 1.650 a.C. É também conhecido como Papiro de Rhind pois foi adquirido por um antiquário escocês chamado Henry Rhind em 1.858.
Papiro de Moscou– Nada se sabe sobre o autor, contém 25 problemas, foi escrito por volta de 1.800 a.C.
Após esses, mas ainda na mesma época foi localizado o papiro de Berlin, que contém dois problemas que envolvem equações de segundo grau e o papiro de Kahum que na verdade não é um papiro, e sim fragmento de vários papiros, encontrado em 1.889 por Flinders Petrie. Outro povo foram os Hindus que tiveram a ideia de introduzir uma anotação para uma posição vazia (um ovo de ganso), ocorreu na Índia no fim do século 6. Esse sistema foi divulgado ao mundo séculos mais tarde, pelos árabes, surgindo o sistema numerário ao qual conhecemos hoje. O principal responsável por essa divulgação foi o mais brilhante matemático Árabe de todos os tempos, al-Khowarizmi, que foi contratado pelo califa de Bagdá al-Mamum.
Al-Khowarizmi escreveu o livro chamado “Sobre a arte Hindu de calcular”, explicando com detalhes como funcionavam os dez símbolos Hindus; 0, 1, 2, 3,4, 5, 6, 7, 8, 9, que ficaram conhecidos como a notação de al-Khowarizmi. Estes números criados pelos matemáticos da Índia constituem nosso sistema de numeração decimal conhecido como algarismos indo-arábicos.
Como esses números foram criados pela necessidade prática de contar as coisas na natureza, são chamados de números naturais que simplificam o trabalho com os números fracionários.
Não havia mais a necessidade de escrever um número fracionário por meio de uma adição de dois fracionários como faziam os egípcios. O número fracionário passou a ser escrito como uma razão de dois números naturais. A palavra razão em matemática significa divisão. Portanto, os números inteiros e os números fracionários podem ser expressos como uma razão de dois números naturais. Por isso são chamados de números racionais.
Os exercícios 1,2 e 3 da página 111 são para ser feitos?
ResponderExcluirNão,por ora a página 111 é só pra ler mesmo
ResponderExcluirmeu video não esta funcionando
ResponderExcluirTenta recarregar, por favor.
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