Centro Educacional Saber é
Viver
Ciências – Professor
Rodrigo – 7º ano
Tarefa do dia: 09/11/2020
Estudando e Aprendendo:
Vamos
praticar um pouco o que aprendemos?
Atividades
1) Explique o que é:
a) calor específico
Resposta: é a quantidade de calor necessária para aumentar em 1 ºC,
1 grama de água
b) Calor latente
Resposta: é o quantidade de calor necessária para mudar o estado
físico da matéria sem mudar a temperatura
c) Calor sensível
Ocorre aumento da temperatura
2) Explique por que ocorre a dilatação dos corpos quando há
aumento de temperatura
Quando um corpo recebe calor o grau de agitação das partículas
aumenta e o espaço entre elas também
3) Explique a relação entre fazer pipoca e dilatação
Resposta: o líquido interno do grão da pipoca se evapora e o vapor
cria uma pressão que faz a explosão do milho formando a pipoca
4) Cite 3 tipos de condução do calor
Resposta: condução, convecção e irradiação
5) O que é calor ?
Resposta: é o grau de agitação das particulas. É a energia que
passa de um corpo de maior temperatura para o de menor temperatura
Centro
Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 7º ano
Tarefa do
dia: 05/10/2020
Estudando
e Aprendendo
Exercícios
1) Cite 3 tipos de nutrientes e dê a importância de cada um
deles
Carboidratos (açúcares) – fornecem
energia
Lipídios (óleos e gorduras) – fornecem
energia ,regulam temperatura corporal, são fontes de hormônios
Proteínas – formam estruturas como
músculos, pelos ,unhas e anticorpos
2) Por que as fibras são
importantes em nossa alimentação ? Que tipo de alimentos são ricos em fibras?
Resposta: As fibras são de origem
vegetal e ajudam na regulação do funcionamento intestinal
3) O que lipídeos e açúcares possuem em comum em relação à sua
função em nosso organismo Resposta: Possuem função energética
4) Explique o que o IDH (índice de desenvolvimento humano)
pode nos informar sobre as condições de um país
Resposta: o IDH analisa as condições de bem estar, a qualidade
de vida de uma população, por meio de indicadores socioeconômicos. Quanto mais
alto o IDH de um país, melhor é a qualidade de vida de sua população
5) Cite 3 indicadores socioeconômicos
Resposta: Escolaridade, expectativa de vida e saneamento
básico
Centro
Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 7º ano
Tarefa do
dia: 14/09/2020
Estudando
e Aprendendo:
Exercícios
1)Cite 3 fatores que poderiam aumentar a expectativa de vida
de uma população
Resposta: saneamento básico,
atendimento médico, alimentação de qualidade
2) O que é mortalidade infantil? Quais tipos de políticas
públicas podem ser adotadas para se reduzir a mortalidade infantil?
Resposta: é a taxa de mortes de
crianças de menos de 1 ano, em determinado período. O acesso a atendimento
médico e acompanhamento pela gestante e saneamento básico
3) Por que um alto nível de escolaridade pode melhorar a
qualidade de vida de uma população?
Resposta: Pois as pessoas podem
alcançar empregos com melhor remuneração
4)Explique como a discriminação pode prejudicar o
desenvolvimento econômico e social de uma população?
Resposta: Pois pessoas que
poderiam contribuir com o desenvolvimento do país são deixadas de lado
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 7º ano
Tarefa
do dia: 03/08/2020
Estudando
e Aprendendo: Gabarito página 136 números 1,2 e 3 do livro (Aplique seus
conhecimentos)
1. a) A taxa de mortalidade infantil corresponde ao número de
crianças que morrem antes de completar 1 ano de idade, a cada mil crianças
nascidas vivas, em dado período.
b) A falta de assistência médica à criança e à gestante, a
desnutrição, a falta de saneamento básico, entre outros.
c) Itália, Espanha e França.
2. É o índice de desenvolvimento humano, usado para medir as
variações no padrão da qualidade de vida das diferentes populações do mundo. A
apuração desse índice leva em conta três fatores: educação, expectativa de vida
(longevidade) e renda (PIB per capita).
3) a) A expectativa de vida ao nascer indica o número médio de
anos que indivíduos nascidos no mesmo ano podem esperar viver.
b) Vem aumentando.
c) Não, a dos homens é menor que a das mulheres.
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 7º ano
Tarefa do
dia: 03/08/2020
Estudando
e Aprendendo: Revisão
Exercícios
1) Sabemos que
o nome anfíbio é derivado do grego e significa duas vidas. Marque a alternativa
que indica corretamente o motivo pelo qual receberam esse nome.
a) Os anfíbios apresentam
esse nome em virtude da presença de uma fase larval e uma fase adulta.
b) Os anfíbios apresentam
esse nome porque apresentam uma fase larval aquática e uma forma adulta
terrestre. X
c) Os anfíbios possuem esse
nome pelo fato de serem capazes de se reproduzirem apenas duas vezes.
d) Os anfíbios recebem esse
nome em razão da capacidade de alguns mudarem de sexo quando não há o sexo
oposto para a reprodução.
2) Os anfíbios
adultos, apesar de viverem no ambiente terrestre, devem sempre se manter
próximos a locais úmidos. Isso se deve ao fato de:
a) Possuírem exclusivamente
respiração branquial.
b) Possuírem pele sensível
sem estruturas que evitam a perda de água. X
c) Alimentarem-se
exclusivamente de animais aquáticos.
d) Possuírem pulmões pouco
eficientes e ainda necessitarem, em alguns momentos, da realização da
respiração branquial.
3) Considerando
os aspectos evolutivos de répteis e as principais características apresentadas
pelos mesmos, que possibilitaram uma melhor adaptação ao ambiente terrestre,
pode-se afirmar que apresentam:
A) Endotermia e circulação sanguínea fechada.
B) Fecundação interna com ovos pequenos sem vitelo
e endotermia.
C) Respiração por pulmões, estrutura óssea porosa,
com ossos menos densos que outros vertebrados.
D) Ovos com casca adaptados para o ambiente
terrestre, pele corneificada mais resistente à abrasão e à perda de água. X
E) Ectotermia e respiração cutânea.
4) O
sistema digestivo dos vertebrados é completo com boca, faringe, esôfago,
estômago e ânus. Nos répteis e aves, o intestino termina em uma câmara onde
desemboca o sistema excretor e o reprodutor e que se comunica com o exterior
por meio do ânus. Como é denominada essa câmara?
a) pança.
b) moela.
c) barrete.
d) cloaca. X
5) As aves
apresentam algumas características peculiares, como a presença de penas, que
funcionam como isolante térmico, além de auxiliar o voo. Marque a única
alternativa que não representa uma adaptação ao voo.
a) Sacos aéreos.
b) Ossos pneumáticos.
c) Asas.
d) Siringe. X
e) Quilha.
6) Cite 2 principais características dos mamíferos
Resposta: possuem pelos e
glândulas mamárias
7) Cite os 3 grupos de mamíferos e as
características de cada um
Resposta: monotremada:
botam ovos – marsupiais: possuem bolsa marsupial
Placentários: possuem placenta
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor
Rodrigo – 7º ano
Tarefa do dia: 20/07/2020
Estudando e Aprendendo:
Correção
Vamos
praticar um pouco o que aprendemos?
Atividades
1) Cite 3 funções importantes da água em nosso organismo
Resposta: dissolver substâncias, transporta substâncias e regula
temperatura do organismo
2) O que é desidratação? Por que pode causar a morte?
Resposta: é a baixa quantidade de água no organismo, assim, o
corpo não consegue realizar suas funções adequadamente, podendo causar a morte
3) Como nosso organismo perde água durante o dia? O que devemos
fazer para repor essa quantidade?
Resposta: Podemos perder pelas fezes, urina, suor e fala . Devemos
repor pela ingestão direta ou por alimentos ricos em água
4) Cite 3 tipos de sais minerais e qual é a importância de cada um
deles
Resposta: Cálcio, que forma o esqueleto ; ferro, que forma
hemoglobina do sangue que carrega o oxigênio e flúor, que atua na formação dos
dentes e como bactericida
5) Como os sais minerais podem ser encontrados em nosso organismo
Resposta: podem ser encontrados dissolvidos na água ou em
estruturas como o esqueleto
Ciências
– Professor Rodrigo – 7º
ano
Exercícios
da aula do dia: 13/07/2020
Estudando
e Aprendendo:
Atividades
1) Qual é a importância dos nutrientes
dos alimentos para nosso organismo?
Resposta:
os nutrientes fornecem energia e componentes para o desenvolvimento do corpo
2) Um aluno disse que todos devem
ingerir uma mesma quantidade de calorias por dia. Você concorda? Explique
Resposta: não, pois depende de cada
organismo e da intensidade de atividades físicas realizadas
3)Por que as fibras são importantes em
nossa alimentação? Que tipo de alimento contém essas fibras?
Resposta: As fibras são de origem
vegetal e ajudam na regulação do funcionamento intestinal
4) Cite 3 tipos de nutrientes e dê a
importância de cada um deles
Carboidratos (açúcares) – fornecem
energia
Lipídios (óleos e gorduras) – fornecem
energia ,regulam temperatura corporal, são fontes de hormônios
Proteínas – formam estruturas como músculos, pelos ,unhas e anticorpos
5) Dê a importância de:
a) Vitamina A
Ajuda na saúde da pele e dos olhos
b) Vitamina C
ajuda na saúde da pele e mucosas
c) Vitamina K
atua na coagulação do sangue
d) Vitamina D
atua na absorção de cálcio
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor
Rodrigo – 7º ano
Tarefa do dia: 06/07/2020
Estudando e Aprendendo:
Correção
Vamos
praticar um pouco o que aprendemos?
Atividades
1) Por que é importante a preservação dos manguezais?
Resposta: pois é local rico em biodiversidade e área de reprodução e
alimentação de várias espécies e vegetais
2) Explique como a luz afeta a distribuição dos seres vivos nos
ecossistemas aquáticos? Explique o que é zona eufótica e zona afótica
Resposta: a zona eufótica é uma área mais superficial (até cerca de
200 m de profundidade), que recebe luz concentrando os seres fotossintetizantes
e uma grande variedade de peixes carnívoros e herbívoros. A zona afótica é mais
profunda e sem luz, com pouca variedade de peixes e sem fotossíntese.
3) Em algumas regiões costeiras ocorrem o fenômeno chamado de
corrente de ressurgência. Qual é a importância desse fenômeno?
Resposta: são correntes que levam nutrientes das regiões mais profundas para
regiões mas superficiais, fornecendo alimento para vários organismos, que se
concentram nesses locais.
4) Explique:
a)Plâncton – são seres microscópicos, que são levados pelas correntes d’água
b)Nécton – são seres que conseguem nadar ativamente pela coluna d’água
c)Bentos – são seres que ficam no fundo ou vivem fixos no ambiente aquático
5) O que pode ser feito para preservar os organismos dos
ecossistemas aquáticos?
Resposta: preservar as regiões de mangues, dunas e restingas, por exemplo,
respeitar os períodos proibidos de pesca e evitar a construção e lançamento de
poluentes nesses ambientes
6) Cite algumas diferenças entre água doce e água salgada
Resposta: a água salgada contem sais responsáveis pelo seu sabor; a água doce
não possui uma quantidade significativa de sais dissolvidas, sendo chamada de
doce em contraposição à água salgada
7) Como podemos evitar a poluição dos ambientes aquáticos?
Resposta: evitando o lançamento de esgoto, lançamento de óleo por embarcações
e evitando construções e lançamento de lixo nessas áreas, importantes para a
biodiversidade
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências
– Professor Rodrigo – 7º
ano
Exercícios
da aula do dia: 06/07/2020
Estudando
e Aprendendo:
Gabarito dos exercícios do livro – página 112 – de 01 ao 11
Atividades
1) Resposta: moluscos, anelídeos e
crustáceos
2) Resposta: Não se deve destruir esse
ambiente pois são muito importantes para a procriação de animais e para o
sustento das comunidades locais
3) Resposta: São animais que ficam
fixos nesses locais , resistindo aos impactos das ondas e variações do nível da
água
4) Resposta:São seres em tamanho
reduzido por falta de nutrientes e adaptados ao sal
5) Resposta:Sim, pois o fitoplâncton
necessita ficar na zona fótica, recebendo luz para fazer fotossíntese
6) Resposta:
a) bentos : estrela-do-mar, esponjas,
anelídeos fixos
b) plânctos : zooplâncton e fitoplâncton
c) néctons: peixes, baleias, polvos
d) pânctons
e) néctons
f) bentos
7) Resposta: o petróleo pode causar
morte por asfixia e intoxicação e os plásticos podem também sufocar e
prejudicar a alimentação desses seres
8) Resposta: o biólogo esta correto,
pois os gases emitidos pela indústria causam a chuva ácido, que leva a morte de
seres aquáticos também
9) Resposta: a pesca nesses períodos
pode colocar em risco a população desses animais, causando a redução e extinção
deles
10) Resposta: pois essas correntes
levam sais minerais e outros materiais que servem de nutrientes para esses
peixes
11) Resposta: ajudam a engolir presas
grandes e armazenar no estômago, pois a quantidade de alimento é muito escassa
Centro Educacional Saber é Viver
______________________________________________
Centro Educacional Saber é Viver
04/05/2020
23/04/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário