Gabaritos Ciências

Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 7º ano

Tarefa do dia: 09/11/2020

Estudando e Aprendendo:

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

 

Atividades

1) Explique o que é:

 

a) calor  específico

Resposta: é a quantidade de calor necessária para aumentar em 1 ºC, 1 grama de água

 

b) Calor latente

 

Resposta: é o quantidade de calor necessária para mudar o estado físico da matéria sem mudar a temperatura

 

c) Calor sensível

Ocorre aumento da temperatura

 

 

 

 

2) Explique por que ocorre a dilatação dos corpos quando há aumento de temperatura

Quando um corpo recebe calor o grau de agitação das partículas aumenta e o espaço entre elas também

 

 

 

 

 

 

3) Explique a relação entre fazer pipoca e dilatação

Resposta: o líquido interno do grão da pipoca se evapora e o vapor cria uma pressão que faz a explosão do milho formando a pipoca

 

 

 

4) Cite 3 tipos de condução do calor

Resposta: condução, convecção e irradiação

 

 

 

 

 

 

 

5) O que é calor ?

Resposta: é o grau de agitação das particulas. É a energia que passa de um corpo de maior temperatura para o de menor temperatura

 

 

 

 






Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 7º ano

Tarefa do dia: 05/10/2020

Estudando e Aprendendo

Exercícios

 

1) Cite 3 tipos de nutrientes e dê a importância de cada um deles

Carboidratos (açúcares) – fornecem energia

Lipídios (óleos e gorduras) – fornecem energia ,regulam temperatura corporal, são fontes de hormônios

Proteínas – formam estruturas como músculos, pelos ,unhas e anticorpos

 

2) Por que as fibras são importantes em nossa alimentação ? Que tipo de alimentos são ricos em fibras?

Resposta: As fibras são de origem vegetal e ajudam na regulação do funcionamento intestinal

 

3) O que lipídeos e açúcares possuem em comum em relação à sua função em nosso organismo Resposta: Possuem função energética

 

4) Explique o que o IDH (índice de desenvolvimento humano) pode nos informar sobre as condições de um país

Resposta: o IDH analisa as condições de bem estar, a qualidade de vida de uma população, por meio de indicadores socioeconômicos. Quanto mais alto o IDH de um país, melhor é a qualidade de vida de sua população

 

5) Cite 3 indicadores socioeconômicos

Resposta: Escolaridade, expectativa de vida e saneamento básico

 

 


Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 7º ano

Tarefa do dia: 14/09/2020

Estudando e Aprendendo:

Exercícios

 

1)Cite 3 fatores que poderiam aumentar a expectativa de vida de uma população

Resposta: saneamento básico, atendimento médico, alimentação de qualidade

 

 

2) O que é mortalidade infantil? Quais tipos de políticas públicas podem ser adotadas para se reduzir a mortalidade infantil?

Resposta: é a taxa de mortes de crianças de menos de 1 ano, em determinado período. O acesso a atendimento médico e acompanhamento pela gestante e saneamento básico

 

 

3) Por que um alto nível de escolaridade pode melhorar a qualidade de vida de uma população?

Resposta: Pois as pessoas podem alcançar empregos com melhor remuneração

 

 

4)Explique como a discriminação pode prejudicar o desenvolvimento econômico e social de uma população?

Resposta: Pois pessoas que poderiam contribuir com o desenvolvimento do país são deixadas de lado

 


Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 7º ano

Tarefa do dia: 03/08/2020

Estudando e Aprendendo: Gabarito página 136 números 1,2 e 3 do livro (Aplique seus conhecimentos)

 

1. a) A taxa de mortalidade infantil corresponde ao número de crianças que morrem antes de completar 1 ano de idade, a cada mil crianças nascidas vivas, em dado período.

b) A falta de assistência médica à criança e à gestante, a desnutrição, a falta de saneamento básico, entre outros.

c) Itália, Espanha e França.

 

2. É o índice de desenvolvimento humano, usado para medir as variações no padrão da qualidade de vida das diferentes populações do mundo. A apuração desse índice leva em conta três fatores: educação, expectativa de vida (longevidade) e renda (PIB per capita).

 

3) a) A expectativa de vida ao nascer indica o número médio de anos que indivíduos nascidos no mesmo ano podem esperar viver.

b) Vem aumentando.

c) Não, a dos homens é menor que a das mulheres.

 

 



Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 7º ano

Tarefa do dia: 03/08/2020

Estudando e Aprendendo: Revisão

Exercícios

1) Sabemos que o nome anfíbio é derivado do grego e significa duas vidas. Marque a alternativa que indica corretamente o motivo pelo qual receberam esse nome.

a) Os anfíbios apresentam esse nome em virtude da presença de uma fase larval e uma fase adulta.

b) Os anfíbios apresentam esse nome porque apresentam uma fase larval aquática e uma forma adulta terrestre. X

c) Os anfíbios possuem esse nome pelo fato de serem capazes de se reproduzirem apenas duas vezes.

d) Os anfíbios recebem esse nome em razão da capacidade de alguns mudarem de sexo quando não há o sexo oposto para a reprodução.

 

2) Os anfíbios adultos, apesar de viverem no ambiente terrestre, devem sempre se manter próximos a locais úmidos. Isso se deve ao fato de:

a) Possuírem exclusivamente respiração branquial.

b) Possuírem pele sensível sem estruturas que evitam a perda de água. X

c) Alimentarem-se exclusivamente de animais aquáticos.

d) Possuírem pulmões pouco eficientes e ainda necessitarem, em alguns momentos, da realização da respiração branquial.

 

3) Considerando os aspectos evolutivos de répteis e as principais características apresentadas pelos mesmos, que possibilitaram uma melhor adaptação ao ambiente terrestre, pode-se afirmar que apresentam:

A) Endotermia e circulação sanguínea fechada.

B) Fecundação interna com ovos pequenos sem vitelo e endotermia.

C) Respiração por pulmões, estrutura óssea porosa, com ossos menos densos que outros vertebrados.

D) Ovos com casca adaptados para o ambiente terrestre, pele corneificada mais resistente à abrasão e à perda de água. X

E) Ectotermia e respiração cutânea.

4)  O sistema digestivo dos vertebrados é completo com boca, faringe, esôfago, estômago e ânus. Nos répteis e aves, o intestino termina em uma câmara onde desemboca o sistema excretor e o reprodutor e que se comunica com o exterior por meio do ânus. Como é denominada essa câmara?

a) pança.

b) moela.

c) barrete.

d) cloaca. X

5) As aves apresentam algumas características peculiares, como a presença de penas, que funcionam como isolante térmico, além de auxiliar o voo. Marque a única alternativa que não representa uma adaptação ao voo.

a) Sacos aéreos.

b) Ossos pneumáticos.

c) Asas.

d) Siringe. X

e) Quilha.

6) Cite 2 principais características dos mamíferos

Resposta: possuem pelos e glândulas mamárias

7) Cite os 3 grupos de mamíferos e as características de cada um

Resposta: monotremada: botam ovos – marsupiais: possuem bolsa marsupial

Placentários: possuem placenta

 

 Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 7º ano

Tarefa do dia: 20/07/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

 

Atividades

 

1) Cite 3 funções importantes da água em nosso organismo

Resposta: dissolver substâncias, transporta substâncias e regula temperatura do organismo

 

 

 

 

2) O que é desidratação? Por que pode causar a morte?

Resposta: é a baixa quantidade de água no organismo, assim, o corpo não consegue realizar suas funções adequadamente, podendo causar a morte

 

 

 

 

3) Como nosso organismo perde água durante o dia? O que devemos fazer para repor essa quantidade?

Resposta: Podemos perder pelas fezes, urina, suor e fala . Devemos repor pela ingestão direta ou por alimentos ricos em água

 

 

 

 

4) Cite 3 tipos de sais minerais e qual é a importância de cada um deles

Resposta: Cálcio, que forma o esqueleto ; ferro, que forma hemoglobina do sangue que carrega o oxigênio e flúor, que atua na formação dos dentes e como bactericida

 

 

 

 

5) Como os sais minerais podem ser encontrados em nosso organismo

Resposta: podem ser encontrados dissolvidos na água ou em estruturas como o esqueleto

 

 

 

 Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 7º ano

Exercícios da aula do dia: 13/07/2020

Estudando e Aprendendo:

Atividades

1) Qual é a importância dos nutrientes dos alimentos para nosso organismo?

Resposta: os nutrientes fornecem  energia e  componentes para o desenvolvimento do corpo     

 

2) Um aluno disse que todos devem ingerir uma mesma quantidade de calorias por dia. Você concorda? Explique

Resposta: não, pois depende de cada organismo e da intensidade de atividades físicas realizadas

 

3)Por que as fibras são importantes em nossa alimentação? Que tipo de alimento contém essas fibras?

Resposta: As fibras são de origem vegetal e ajudam na regulação do funcionamento intestinal

 

4) Cite 3 tipos de nutrientes e dê a importância de cada um deles

Carboidratos (açúcares) – fornecem energia

Lipídios (óleos e gorduras) – fornecem energia ,regulam temperatura corporal, são fontes de hormônios

Proteínas – formam estruturas como músculos, pelos ,unhas e anticorpos

 5)  Dê a importância de:

a) Vitamina A

Ajuda na saúde da pele e dos olhos

b) Vitamina C

ajuda na saúde da pele e mucosas

c) Vitamina K

atua na coagulação do sangue

d) Vitamina D

atua na absorção de cálcio



Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 7º ano

Tarefa do dia: 06/07/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

 

Atividades

 

1) Por que é importante a preservação dos manguezais?

Resposta: pois é local rico em biodiversidade e área de reprodução e alimentação de várias espécies e vegetais

2) Explique como a luz afeta a distribuição dos seres vivos nos ecossistemas aquáticos? Explique o que é zona eufótica e zona afótica

Resposta: a zona eufótica é uma área mais superficial (até cerca de 200 m de profundidade), que recebe luz concentrando os seres fotossintetizantes e uma grande variedade de peixes carnívoros e herbívoros. A zona afótica é mais profunda e sem luz, com pouca variedade de peixes e sem fotossíntese.

 

3) Em algumas regiões costeiras ocorrem o fenômeno chamado de corrente de ressurgência. Qual é a importância desse fenômeno?

Resposta: são correntes que levam nutrientes das regiões mais profundas para regiões mas superficiais, fornecendo alimento para vários organismos, que se concentram nesses locais.

4) Explique:

a)Plâncton – são seres microscópicos, que são levados pelas correntes d’água

b)Nécton – são seres que conseguem nadar ativamente pela coluna d’água

c)Bentos – são seres que ficam no fundo ou vivem fixos no ambiente aquático

5) O que pode ser feito para preservar os organismos dos ecossistemas aquáticos?

Resposta: preservar as regiões de mangues, dunas e restingas, por exemplo, respeitar os períodos proibidos de pesca e evitar a construção e lançamento de poluentes nesses ambientes

6) Cite algumas diferenças entre água doce e água salgada

Resposta: a água salgada contem sais responsáveis pelo seu sabor; a água doce não possui uma quantidade significativa de sais dissolvidas, sendo chamada de doce em contraposição à água salgada

 

7) Como podemos evitar a poluição dos ambientes aquáticos?

Resposta: evitando o lançamento de esgoto, lançamento de óleo por embarcações e evitando construções e lançamento de lixo nessas áreas, importantes para a biodiversidade

 

_____________________________________

Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 7º ano

Exercícios da aula do dia: 06/07/2020

Estudando e Aprendendo:

Gabarito dos exercícios do livro – página 112 – de 01 ao 11

 

Atividades

1) Resposta: moluscos, anelídeos e crustáceos

 

2) Resposta: Não se deve destruir esse ambiente pois são muito importantes para a procriação de animais e para o sustento das comunidades locais

 

3) Resposta: São animais que ficam fixos nesses locais , resistindo aos impactos das ondas e variações do nível da água

 

4) Resposta:São seres em tamanho reduzido por falta de nutrientes e adaptados ao sal

 

5) Resposta:Sim, pois o fitoplâncton necessita ficar na zona fótica, recebendo luz para fazer fotossíntese

6) Resposta:

a) bentos : estrela-do-mar, esponjas, anelídeos fixos

b) plânctos : zooplâncton e fitoplâncton

c) néctons: peixes, baleias, polvos

d) pânctons

e) néctons

f) bentos

 

7) Resposta: o petróleo pode causar morte por asfixia e intoxicação e os plásticos podem também sufocar e prejudicar a alimentação desses seres

 

8) Resposta: o biólogo esta correto, pois os gases emitidos pela indústria causam a chuva ácido, que leva a morte de seres aquáticos também

 

9) Resposta: a pesca nesses períodos pode colocar em risco a população desses animais, causando a redução e extinção deles

10) Resposta: pois essas correntes levam sais minerais e outros materiais que servem de nutrientes para esses peixes

 

11) Resposta: ajudam a engolir presas grandes e armazenar no estômago, pois a quantidade de alimento é muito escassa

 

_____________________________________________


Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 7º ano
Tarefa do dia: 01/06/2020
Estudando e Aprendendo: Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades

1) Organismos que apresentam corpo dividido em proglotes, com escólex na parte anterior e sem tubo digestivo, podem parasitar o homem através de:
a)   Contato com água contaminada;
b)   Ingestão de carne malcozida; X
c)    Pés descalços;
d)   Picada de inseto;
e)   Transfusão de sangue.

2) Existe uma frase popular usada em certas regiões relativa a lagos e açudes: “Se nadou e depois coçou, é porque pegou”. Essa frase se refere à infecção por:
a)  Plasmodium vivax;
b)   Trypanossoma cruzi;
c)    Schistosoma mansoni;  X
d)   Taenia solium;
e)   Ancylostoma duodenalis.

3) Possuem corpo achatado e sistema digestório incompleto:
a) platelmintos  X
b) nematelmintos
c) anelídeos

4)Cite 2 maneiras de se evitar as verminoses, em geral.
Resposta: em geral, as doenças causadas por vermes podem ser evitadas adotando práticas de higiene e saneamento básico adequados

5)Explique a diferença entre teníase e cisticercose
Resposta: a teníase é causada pela larva, ingerida na carne crua ou malcozida, de boi ou porco contaminada. A cisticercose é causada pela ingestão de ovos, pela água ou alimento contaminado. Os ovos podem se instalar em qualquer parte do corpo, podendo causar sérios danos


 ______________________________________________





Centro Educacional Saber é Viver
Ciências - Professor Rodrigo -7º ano
Atividade do dia : 25/05/2020

Estudando e Aprendendo

Atividades

1) Cite os dois grupos de aves e de 2 exemplos de cada
Resposta: Ratitas, como ema, avestruz e quivi e as Carinatas, como tucano, sabiá e águia
2)De  função de
a) Papo - armazena o alimento
b) Moela -  tritura o alimento, como um estômago mecânico
c) Proventrículo -  é o estômago químico, amolece o alimento com enzimas
3) Qual é a função da siringe, nas aves /
Resposta: atua na formação do som, auxiliando o canto das aves
4) Explique por que as ratitas são aves que não voam, ao contrário das carinatas
Resposta: Nas carinatas, há uma musculatura mais forte que se liga ao osso chamado quilha, permitindo o voo. Nas ratitas não há esse osso.
5) Cite 4 aracterísticas importantes para o voo das aves
Resposta: esqueleto leve, osso quilha, presença de sacos aéreos e as penas


________________________________________

Centro Educacional Saber é Viver
Ciências - Professor Rodrigo -7º ano
Atividade do dia : 18/05/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

Atividades

1)Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre.
Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.
Uma das características a que o texto se refere é a
A) a reprodução e respiração cutânea  X
B) respiração pulmonar nos adultos.
C) locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos.
2)Todos os anfíbios listados abaixo pertencem ao grupo dos anuros, exceto:
a) Sapo
b) Perereca
c) Salamandra  X
d) Rã
3)As salamandras são anfíbios que apresentam quatro patas de tamanho praticamente igual e cauda longa. Tendo em vista essas características, podemos classificar as salamandras como
a) Quelônios
b) Anuros
c) Urodelos  X
d) Ápodes
e) Escamados
4)Cite os 3 grupos de anfíbios
Resposta: Ápodes, Anuras e Urodelos
5)Explique o que é desenvolvimento indireto, no caso dos sapos, durante o desenvolvimento de larva até adulto
Resposta: O desenvolvimento indireto ocorre por que a larva passa por várias transformações até chegar a vida adulta








______________________________________________


Centro Educacional Saber é Viver

Ciências - Professor Rodrigo -7º ano

Atividade do dia: 11/05/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

Atividades
1) Cite 3 grupos de equinodermos
Resposta: Equinoidea, Asteroidea e Crinoidea

2) Qual é a importância de minhocas e sanguessugas para o homem?
Resposta: As minhocas tornam o solo fértil, ajudando no plantio e as sanguessugas ajudam na medicina.

3)Cite os 3 grupos de anelídeos:
Resposta: Oligoqueta, Poliqueta e Hirudínea (ou Aqueta)

4) Em que tipo de ambiente podem ser encontrados:
a) moluscos – ambiente aquático e terrestre
b) equinodermos – ambiente aquático (marinhos)

5) Qual é a principal característica que dá nome ao grupo dos anelídeos?
Resposta: possuem o corpo formado por anéis (dividido em partes semelhantes a anéis)

6) Quais as principais características dos moluscos?
Resposta: são animais de corpo mole sendo que alguns possuem concha


________________________________






Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 7º ano

Tarefa do dia: 04/05/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades


1) Quais são as principais características dos artrópodes
Resposta: Possuem patas articuladas e um esqueleto externo (exoesqueleto)

2) Qual é a importância dos crustáceos ?
Resposta: são alimento de outros animais e servem alimento para nós

3) Qual é a importância dos insetos ?
Resposta: atuam na polinização de plantas, formando os frutos, podem ajudar em medicamentos e servir de alimento

4) Qual é a importância dos aracnídeos ?
Resposta: podem ajudar na produção de medicamentos

5) Quais são as principais características dos anelídeos ?
Resposta: possuem o corpo dividido em anéis

6) Cite a importância das :
a) minhocas: ajudam na fertilidade do solo, melhorando plantio
b) sanguessugas: ajudam na medicina, pois possuem substância anestésica


__________________________________________________________


04/05/2020

Centro Educacional Saber é Viver
Ciências - Professor Rodrigo -7º ano
Atividade do dia : 27/04/2020

Estudando e Aprendendo: Correção
Atividades

1) Como podemos evitar a teníase?
Resposta: Saneamento básico adequado, cozinhar bem a carne de porco e boi, fiscalização de açougues e abatedouros.
2) Como podemos evitar a esquistossomose?
Resposta: Saneamento básico adequado, tratamento do doente, combate ao caramujo transmissor, não nadar em águas desconhecidas
3) Quais são as duas principais características do corpo dos nematelmintos?
Resposta: Possuem o corpo cilíndrico, alongado e afilado nas pontas.
4) Cite 4 parasitas nematelmintos
Resposta: Ascaris, ancilostoma, filária e oxiúrus
5) Explique como podem ser transmitidas e qual é a profilaxia das seguintes doenças:
a) Ascaridíase – pela ingestão de água e alimentos contaminados pelos ovos
b) Ancilostomose – pela penetração da larva na pele do hospedeiro e ingestão da larva encistada
c) Filariose – as larvas são transmitidas pela picada do mosquito Culex
d) Oxiurose – pela água, alimentos contaminados ou pelo contato com as próprias fezes





23/04/2020
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 7º ano
Tarefa do dia: 13/04/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?


Atividades

1) Qual é a principal característica do corpo dos vermes platelmintos que dá nome ao grupo?
Resposta: São vermes de corpo achatado
2) Cite os 3 grupos de platelmintos que nós estudamos
Resposta: Turbelários (planárias), Cestodas (tênias) e Trematodas (esquistossomos)
3) Qual é o único platelminto de vida livre que nós estudamos?
Resposta: As planárias
4) Cite 2 exemplos de platelmintos que são parasitas
Resposta: As tênias e os esquistossomos
5) Qual é a importância das ventosas para os esquistossomos?
Resposta: As ventosas ajudam o verme a se fixarem
6) Explique como é formado o corpo das tênias (solitárias)
Resposta : É formado por 3 partes: cabeça (escólex), colo (pescoço) e estróbilo (formado por vários pedaços chamados de proglótides)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá galera linda! Hoje iniciamos nossas aulas, pelo blog e pela  plataforma Plurall, conforme o horário que  encaminhamos para vocês! Não...